quarta-feira, 21 de maio de 2008

Paulo J.B. Ramos

A Routledge decidiu apostar na tese de doutoramento de um português, realizada na Universidade de Manchester, que inaugura a nova série de livros sobre "Studies in U.S. (United States)Foreign Policy", desta prestigiada editora anglo-saxónica.
Chama-se 'American Intellectuals and US Strategy, Forging the National Security Strategy during and after the Cold War', By Paulo J. B. Ramos. A sair em Junho de 2009!


http://www.routledge.com/books/American-Intellectuals-and-US-Strategy-isbn9780415437394

Mega-Cidades, Mega-Problemas

Mega-Cidades, Mega-Problemas constituiu, uns anos, um tema curricular de Mestrado de um colega, Alvaro Gustavo Jr., pertinente observador do mundo.
Eis um sítio alemão que nos ajuda a conhecer as grandes questões sobre a urbanização massiva da população mundial.

http://www.megacities.uni-koeln.de/

Crise Alimentar - breve estudo

Um documento de 11 páginas da Chatham House(U.K.), para compreender a actual situação de falta de alimentos. Outros factores que contribuem, para além dos alimentos serem mais avaliados como bens de produção financeira do que como bens de produção agrícola.

http://www.chathamhouse.org.uk/files/11422_bp0408food.pdf

Terra Madre 2008

A terceira edição do Terra Madre terá lugar em Turim de 23 a 27 de Outubro de 2008, em paralelo ao Salone del Gusto (Salão do Gosto). O encontro mundial da rede Terra Madre reúne durante quatro dias comunidades do alimento, chefes de cozinha, docentes e jovens provenientes de todo o mundo empenhados em trabalhar para promover uma produção alimentar local, sustentável e respeitosa dos métodos herdados e consolidados no tempo.

http://www.terramadre.info/pagine/welcome_pr.lasso?n=pr

Uma noite pelo diálogo euro-mediterrânico 22 Maio 08

Veja a iniciativa que vai unir numa mesma noite várias cidades de 37 países.

http://www.1001actions.org/en/dialoguenight

terça-feira, 20 de maio de 2008

Diálogo Intercultural

Inicio este blogue com a declaração de intenções de Portugal como participante no Ano Europeu para o Diálogo Intercultural-2008.
Será que vamos aprender a importar bem o Outro que não somos e a exportar melhor Este que temos?

(http://www.interculturaldialogue2008.eu/503.0.html?&L=16)

(excerto)
Campanha Nacional
Portugal, pela sua história, tem uma larga experiência no diálogo com outras culturas. Mas nem sempre o encontro com o outro foi dialogante. Muitas vezes, foi impositivo e imperativo. Mas sempre soubemos descobrir no outro qualidades que acrescentaram algo ao português e ao mundo.
Durante séculos transportámos especiarias, plantas, saberes múltiplos de um continente para outro que transformaram a cultura do mundo. Durante séculos transportámos pessoas e, apesar da forma tão cruel e do contexto histórico, também com outros transformámos a população mundial.
Hoje os tempos são de mudança, e o nosso olhar está a mudar.
E como nos olha o outro?
Portugal, com uma longa história de país de emigrantes, um terço da população de origem portuguesa vive emigrada e espalhada pelo mundo, tornou-se também, no final do séc. XX um país de acolhimento de imigrantes. Hoje, populações de diferentes nacionalidades constituem já 4,2% da população residente em Portugal.