sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A importância da língua portuguesa

AGUALUSA NO PARLAMENTO EUROPEU
O escritor angolano José Eduardo Agualusa é o convidado de honra do eurodeputado José Ribeiro e Castro no debate que este organiza, na próxima semana, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sob o título "África, Brasil e a Língua Portuguesa". A sessão, marcada para a próxima quinta-feira, 11 de Setembro, pelas 10:00 horas, insere-se no contexto da Semana Africana que o Parlamento Europeu realiza entre 8 e 12 de Setembro, em Bruxelas e conta com o patrocínio do grupo PPE/DE.Recorda-se que Ribeiro e Castro contribuiu para introduzir no debate das instituições europeias sobre o multilinguismo o conceito de Línguas Europeias Globais, de que o português é a terceira em número de falantes a nível mundial, à frente do francês. Nesse mesmo contexto, o deputado democrata-cristão tem defendido persistentemente o conceito "o Português, língua da Europa", procurando salvaguardar e valorizar, no quadro da União Europeia, o estatuto da língua portuguesa enquanto língua de comunicação universal. Depois de um primeiro êxito pontual em 2003, importantes emendas acrescentadas, em 2006, por proposta do deputado democrata-cristão, ao relatório parlamentar sobre "a estratégia europeia no multilinguismo", abriram novas portas nessa direcção, decorrendo, nesta altura, um diálogo político com a Comissão Europeia, que procura alcançar o reconhecimento expresso da mais-valia específica das Línguas Europeias Globais, entre as quais o português.A sessão do próximo dia 11 de Setembro visa aprofundar esse conhecimento no quadro das instituições europeias, pondo em evidência as virtualidades próprias da Língua Portuguesa enquanto língua comum partilhada com o Brasil e vários países de África. Além de José Eduardo Agualusa, participam como oradores convidados Eddy Stols, professor catedrático da Universidade de Lovaina, e Harrie Lemmens, tradutor profissional. O professor Eddy Stols é um apaixonado da cultura luso-brasileira e um profundo conhecedor dos seus traços, enquanto Harrie Lemmens tem divulgado autores de língua portuguesa nos espaços flamengo e holandês.
4-9-2008, 16:45:09Expresso das Ilhas

EUA, Portugal e África

Rice chega a Portugal para discutir temas como as relações com a Rússia

Da EFE

Lisboa, 4 set (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou hoje a Lisboa com o objetivo de analisar com os dirigentes portugueses diversos assuntos da atualidade, entre eles as relações com a Rússia.
Rice manterá hoje mesmo um encontro com o primeiro-ministro português, José Sócrates, com quem repassará as relações bilaterais e a posição de Lisboa sobre o Magrebe, próxima parada da secretária americana, disseram à Agência Efe fontes do Gabinete do Executivo português.
Sócrates e Rice abordarão também o papel de Portugal na África, especialmente nos países de língua portuguesa, as relações entre a União Européia e a Rússia, e a recente crise na Geórgia.
Rice realiza uma visita de 24 horas a Portugal a caminho do norte da África, com o objetivo de reforçar a tradicional aliança entre os dois países. EFE
mrl/an

terça-feira, 2 de setembro de 2008