segunda-feira, 13 de outubro de 2008

'Nobel' Stiglitz

Stiglitz defende solução comum para a crise na Europa
Há 1 dia
PARIS (AFP) — O Prêmio Nobel de Economia de 2001, o americano Joseph Stiglitz, considerou necessária uma solução comum para todos os países da Europa e a autorização imediata de um déficit público superior a 3% do PIB para enfrentar a crise financeira.
"Para resolver a crise na Europa, serão necessárias soluções européias", afirmou Stiglitz em entrevista publicada neste sábado pelo jornal francês "Le Monde".
"Propor uma garantia de depósito em um país e não em outro, por exemplo, só distorce a concorrência entre os bancos: é tão fácil mudar de estabelecimento dentro da união", destacou o economista.
Para Stiglitz, a Europa tem que autorizar "imediatamente" um déficit público superior a 3% do PIB", o limite fixado pelo Tratado de Maastricht.
"O estatuto do Banco Central Europeu, que está centrado na inflação e não no crescimento, também é um problema", criticou.
Sobre a desconfiança entre os bancos, o economista destacou que "os banqueiros se comportaram muito mal e que é preciso revisar toda a regulação do sistema".
"Há um furo no barco e a urgência é repará-lo, como disse Ben Bernanke", presidente do Federal Reserve americano, afirmou Stiglitz.
"Mas também é preciso mudar o capitão. O barco está sendo conduzido por um bêbado, que está nos levando direto contra as rochas", acrescentou.
Segundo Stiglitz, a crise financeira atual pode ser mais comparada à da Indonésia em 1997-1998 do que à de 1929. "Há dez anos, esta crise financeira se transformou em grande depressão", lembrou.
"Os remédios usados até agora só resolvem uma parte do problema". declarou, criticando em particular o plano do secretário do Tesouro, Henry Paulson.
Stiglitz julgou que o Estado americano, comprando os produtos tóxicos dos bancos, "transformará as perdas antecipadas em perdas reais".
"O plano consiste em fazer uma transfusão sanguínea em um doente que sofre de uma hemorragia interna", comparou.
Para ele, o plano de resgate britânico, que consiste em injetar liquidez nos bancos, é a "melhor opção".

'Golden' Brown

O Reino Unido salvou-nos. Esta é a verdade do momento. Agora é connosco, a luta para mudar as coisas de forma a evitar assaltos destes ao nosso dinheiro.

http://www.guardian.co.uk/politics/2008/oct/12/gordonbrown-economy

'Golden' Brown

Os 5 pontos de Gordon Brown
http://www.guardian.co.uk/politics/2008/oct/13/gordonbrown-economy