terça-feira, 20 de maio de 2008

Diálogo Intercultural

Inicio este blogue com a declaração de intenções de Portugal como participante no Ano Europeu para o Diálogo Intercultural-2008.
Será que vamos aprender a importar bem o Outro que não somos e a exportar melhor Este que temos?

(http://www.interculturaldialogue2008.eu/503.0.html?&L=16)

(excerto)
Campanha Nacional
Portugal, pela sua história, tem uma larga experiência no diálogo com outras culturas. Mas nem sempre o encontro com o outro foi dialogante. Muitas vezes, foi impositivo e imperativo. Mas sempre soubemos descobrir no outro qualidades que acrescentaram algo ao português e ao mundo.
Durante séculos transportámos especiarias, plantas, saberes múltiplos de um continente para outro que transformaram a cultura do mundo. Durante séculos transportámos pessoas e, apesar da forma tão cruel e do contexto histórico, também com outros transformámos a população mundial.
Hoje os tempos são de mudança, e o nosso olhar está a mudar.
E como nos olha o outro?
Portugal, com uma longa história de país de emigrantes, um terço da população de origem portuguesa vive emigrada e espalhada pelo mundo, tornou-se também, no final do séc. XX um país de acolhimento de imigrantes. Hoje, populações de diferentes nacionalidades constituem já 4,2% da população residente em Portugal.

Sem comentários: