segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ponto de Situação

Ao fim destes 5 dias as coisas continuam quase na mesma por cá, mas no mundo...
A economia do éter a materializar-se em grandes falências. Os EUA criaram o problema e também estão a arranjar a solução. Mas a ganância não foi só dos americanos pelo que não devem ser os únicos a pagar a crise.
As guerras nacionais recomeçam com os ricos e pobres revoltados. América do Sul dá o mote.
A China chora no leite derramado e volta à era pré-Olímpicos.
Só Rússia e Brasil podem fazer algum contrabalanço aos EUA. Não com guerra.
A Rússia agarrou a Europa pelos tubos, de gás e petróleo, e a potência Brasil já está aí a dar cartas.
A Europa ainda não tem músculo militar para impor as suas ideias em Política externa. Mais uma vez, se houvesse chatice na Europa só os EUA nos poderiam valer. Esta ideia de que não haverá guerra através de 'soft-power' é pouco sustentável num mundo que teima equilibrar-se pela força das armas.
O petróleo continuará nos 100 dólares até nos recuperarmos da queda. Depois, como tudo o que tem procura e é escasso, vai subir outra vez. Aí só mesmo o nuclear, o solar etc., nos valerão.
Mudanças climáticas com que ainda não sonhamos irão dar novo aspecto à Terra. Só depois se perceberá o que acontece à água.
O importante das nossas vidas vai passar por satélites, com as nanotecnologias e a engenharia genética a marcarem lugar preponderante na determinação da qualidade de vida.
Desigualdades haverá sempre, mas hoje podemos fazer muito mais e melhor do que se fazia há um século. Só que ainda não estamos a viver num mundo melhor

Sem comentários: